Introdução

A Diretoria Executiva da EnergisaPrev – Fundação Energisa de Previdência, em cumprimento às disposições estatutárias, apresenta o Relatório Anual de Informações relativo ao exercício de 2017, acompanhado do Balanço Patrimonial e respectivas demonstrações contábeis e financeiras, bem como dos pareceres do Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal, Atuário e Auditores Independentes.

               

Na oportunidade, e, em nome de toda a equipe da EnergisaPrev, externamos os nossos agradecimentos a todos pela confiança depositada nesta administração, em especial ao apoio dos Patrocinadores e dos membros do Conselho Deliberativo e Fiscal da Fundação, além dos membros do Comitê de Investimentos, que contribuíram de forma decisiva na tarefa de fazer da EnergisaPrev uma instituição cada vez mais saudável e em condições de cumprir sua missão.

mensagem

da entidade

Todo final de ano, aproveitamos a oportunidade para registrar os eventos ocorridos e as conquistas alcançadas durante o exercício findo.


Mais uma vez, como em todos os anos anteriores, 2017 foi marcado, principalmente, pelo empenho, dedicação, responsabilidade e profissionalismo de nossos colaboradores, membros dos Conselhos Fiscal/Deliberativo e Comitê de Investimentos.


Desde a sua constituição, em 2004, todos os anos, a EnergisaPrev teve de enfrentar grandes desafios,  a começar por suas contínuas mudanças de estrutura e dinâmica, bem como aquelas referentes a suas patrocinadoras.


Pelo sucesso até aqui alcançado, o ano de 2018 anuncia uma solidez institucional ainda maior da EnergisaPrev, com novas conquistas, decorrentes do que se plantou e investiu neste ano que se encerrou.


Nossa equipe está preparada e ciente da sua responsabilidade e do seu papel na continuidade e manutenção dessa trajetória de sucesso.


Parabéns a todos os que contribuem para tornar a EnergisaPrev cada vez mais forte e sólida. Assim é que se trabalha numa empresa séria e transparente. Assim é que se constrói um futuro ainda melhor.


Que venha 2018! Estamos prontos para receber e administrar, com dedicação e compromisso, os 16 planos de benefícios previdenciários.


Esta é a nossa missão. Esta é a nossa contribuição para a construção de um Brasil melhor!
Vamos em frente!


Diretoria Executiva da EnergisaPrev

 
 

fatos relevantes de 2017

Incorporação da Funasa e Enersul à EnergisaPrev

 

Em 2017, foi dado início à incorporação da Funasa - Fundação Saelpa de Seguridade Social e da Fundação Enersul e seus mais de 3000 participantes (no total, entre ativos, assistidos e pensionistas) pela EnergisaPrev. O processo foi aprovado pela Previc em abril de 2018.

Criação do Setor de Relacionamento

A entrada de novos participantes e a perspectiva de crescimento ainda maior da família EnergisaPrev levaram a Fundação a criar um novo setor para administrar exclusivamente o relacionamento aos participantes, tornando seu atendimento ainda mais eficiente. A colaboradora Vânia Barboza foi destacada para gerenciar a área, que conta com sete integrantes na equipe.

Novo escritório de representação em Minas Gerais

Com o crescimento da família EnergisaPrev e o objetivo de alcançar ainda mais participantes e colaboradores do Grupo Energisa, a Fundação inaugurou, em março, um novo escritório de representação em Cataguases (MG). Cabe lembrar que a EnergisaPrev, além da Sede em Bragança Paulista (SP), também tem representações em Cuiabá (MT) e Palmas (TO).

Novo Plano Energisa CD

A partir de maio de 2017, os colaboradores do Grupo Energisa que ainda não são participantes da EnergisaPrev, ou de outra entidade do grupo, passaram a ter a oportunidade de contar com o Plano Energisa. Estruturado na modalidade de Contribuição Definida (CD), o Plano oferece a escolha de uma renda mensal em três formas de recebimento e a opção de contratação de cobertura adicional dos benefícios decorrentes de invalidez e morte.

Alteração nos Regulamentos dos Planos OP

A fim de evitar a necessidade de sucessivas alterações a cada mudança da taxa de juros ou da expectativa de vida dos assistidos, a tabela de fatores atuarias para a conversão do saldo individual em renda mensal vitalícia foi excluída dos regulamentos dos Planos Elétricas-OP e Cemat-OP. Em lugar de prever os fatores expressamente, o regulamento passou a remeter à tabela de conversão elaborada pelo atuário responsável, aprovada pelo Conselho Deliberativo da EnergisaPrev.

Cemat-OP: nova oportunidade de conversão de RMV para RMF

Novamente, os Assistidos do Plano Cemat-OP que entraram em gozo de benefício até 26 de novembro de 2009 tiveram a oportunidade de realizar a conversão de sua Renda Mensal Vitalícia (RMV) em Renda Mensal Financeira (RMF). De outubro a dezembro, uma extensa campanha foi realizada para auxiliar os Assistidos elegíveis para a mudança na sua escolha, o que incluiu a criação de um hotsite e a realização de palestra.

Transferência de plano da BB Previdência para a EnergisaPrev

O Plano de Benefícios EnergisaPrev, voltado aos colaboradores da Energisa Borborema - Distribuidora de Energia S.A, antes administrado pelo BB Previdência - Fundo de Pensão do Banco do Brasil, passou a ser gerido pela EnergisaPrev. A transferência de gestão do Plano foi aprovada pela Previc em dezembro de 2017. A Superintendência aprovou, também, as alterações no Regulamento do Plano transferido, que agora será denominado Plano de Benefícios Borborema.

Planos BDs e OPs encerram 2017 com rentabilidade acima da meta atuarial

Em 2017, os planos BDs e OPs administrados pela EnergisaPrev alcançaram rentabilidades superiores às suas respectivas metas atuariais no acumulado do ano. O bom resultado foi fruto da alocação segura e eficiente dos investimentos da Entidade, que conseguiu aproveitar oportunidades, apesar do cenário de redução da taxa de juros.