PARECER do conselho fiscal

ATA DA 75ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO FISCAL

DA ENERGISAPREV – FUNDAÇÃO ENERGISA DE PREVIDÊNCIA

REALIZADA EM 27/03/2018

Aos 27 (vinte e sete) dias do mês de março do ano de dois mil e dezoito, às 09h00, na Rua Teixeira nº 467, Bairro Taboão, na cidade de Bragança Paulista – SP, realizou-se a 75ª Reunião Ordinária do Conselho Fiscal da EnergisaPrev – Fundação Energisa de Previdência, com a presença dos Senhores Conselheiros: Jorge Luiz de Souza Cerqueira; Adilson Carvalho Panizza e Alane Fernandes Maciel, além dos membros da Diretoria Executiva da EnergisaPrev do contador da EnergisaPrev e dos auditores da Ernst & Young Auditores Independentes S.S., tendo por objeto a seguinte pauta: 1) Emissão do Relatório de Manifestação relativo ao 2º semestre de 2017, acerca da aderência da gestão dos recursos garantidores dos planos de benefícios às normas em vigor e a política de investimentos, a aderência das premissas e hipótese atuariais e a execução do orçamento – Art. 19 da Res. CGPC nº 13/2004 e inciso IV do art. 45 do Estatuto Social; 2) Emissão de Parecer sobre o balanço patrimonial Anual e Demonstrações Contábeis – Exercício 2017 – inciso II do art. 45 do Estatuto Social; 3) Examinar Balancetes relativos aos meses de outubro, novembro e dezembro/2017, inciso I do art. 45 do Estatuto Social;

 

Dando início à reunião, assumiu a presidência da reunião do Conselho Fiscal, a Sr. Jorge Luiz de Souza Cerqueira, que agradeceu a presença de todos, convidando em seguida a mim, Adilson Carvalho Panizza, para secretariá-lo.

 

O Conselho Fiscal emitiu o Relatório de Manifestação/Controles Internos relativo ao 2º semestre de 2017 (parte integrante desta ata), acerca da aderência da gestão dos recursos garantidores dos planos de benefícios às normas em vigor e a política de investimentos, da aderência as premissas e hipótese atuariais, da aderência a execução do orçamento e da aderência e eficiência dos controles internos, conforme Art. 19 da Res. CGPC nº 13/2004 e inciso IV do art. 45 do Estatuto Social. Após assinatura dos conselheiros, o colegiado solicitou que o referido relatório fosse entregue ao Conselho Deliberativo para conhecimento.

 

Emissão de Parecer sobre o balanço patrimonial Anual e Demonstrações Contábeis – Exercício 2017 – inciso II do art. 45 do Estatuto Social. Na sequência o Sr. Jorge Luiz de Souza Cerqueira passou a palavra aos Auditores Independentes da empresa Ernst & Young Auditores Independentes S.S., que teceram seus comentários a respeito dos trabalhos realizados sobre a auditoria de balanço e demonstrações dos fluxos financeiros do exercício findo 2017, destacando a revisão dos procedimentos adotados com relação à circularização, flutuações dos saldos financeiros, análise de eventos subsequentes e revisão das demonstrações contábeis. A conclusão da análise da auditoria foi positiva não existindo nenhuma ressalva ao Balanço e Notas Explicativas do exercício de 2017, assim como não existe nenhuma distorção nos controles internos. A Ernst & Young recomendou apenas que ao longo de 2018, o Conselho Fiscal monitore o déficit técnico dos planos Cemat-BD, Elétricas-BD e Plano-R. Após a exposição dos auditores da Ernst & Young, os senhores conselheiros, no exercício das atribuições que lhes confere o inciso III do artigo 45 do Estatuto Social da EnergisaPrev emitiram parecer sobre o balanço patrimonial anual, aprovando por unanimidade as demonstrações contábeis do exercício findo de 2017.

Examinar Balancetes relativos aos meses de outubro, novembro e dezembro/2017, inciso I do art. 45 do Estatuto Social. Em seguida, a Diretoria entregou a todos conselheiros os balancetes relativos aos meses de outubro, novembro e dezembro/2017 com as contas de resultado para análise. O Conselho Fiscal analisou a documentação recebida, que segue arquivada na entidade, e por decisão unânime dos presentes aprovou os balancetes dos meses de Outubro, Novembro e Dezembro de 2017.

 

Nada mais havendo a tratar, o Presidente da reunião e do Conselho Fiscal ofereceu a palavra a quem dela quisesse fazer uso e como ninguém se manifestou, foram encerrados os trabalhos e impressa a presente ata, que lida e achada conforme, foi devidamente assinada.

 

 

Bragança Paulista - SP, 27 de março de 2018.

 

Presidente da Reunião: Jorge Luiz de Souza Cerqueira

Secretário: Adilson Carvalho Panizza

Conselheiros Membros Efetivos:

Jorge Luiz de Souza Cerqueira

Adilson Carvalho Panizza

Alane Fernandes Maciel

PARECER DO CONSELHO FISCAL

Os membros do Conselho Fiscal da EnergisaPrev – Fundação Energisa de Previdência, abaixo assinados, no pleno exercício das atribuições que lhes confere o artigo 45, do Estatuto Social da entidade, em atendimento à Instrução MTPS –PREVIC nº 25, de 17 de dezembro de 2015, Resolução CNPC nº 08, de 31 de outubro de 2011,  e  a Instrução SPC nº 34, de 24 de setembro de 2009, em conformidade com o item 17, aprovam o Balanço Patrimonial, Demonstração da Mutação do Patrimônio Social – DMPS, Demonstração do Plano de Gestão Administrativa (Consolidada) – DPGA, Demonstração do Ativo Líquido por Plano de Benefícios – DAL, Demonstração da Mutação do Ativo Líquido por Plano de Benefícios – DMAL, Demonstração das Provisões Técnicas do Plano de Benefícios – DPT, Notas Explicativas às Demonstrações Contábeis, relativos ao exercício de 2017, consubstanciada pelo Parecer do CONDE Consultoria Atuarial Ltda., responsável pelos Planos de Benefícios, bem como pelo Relatório dos Auditores Independentes da empresa Ernst & Young Auditores Independentes S.S., recomendam sua aprovação pelo Conselho Deliberativo da EnergisaPrev, na forma do disposto no artigo 26, inciso XI do Estatuto Social.

 

Bragança Paulista - SP, 27 de março de 2018.

 

Presidente da Reunião: Jorge Luiz de Souza Cerqueira

Secretário: Adilson Carvalho Panizza

Conselheiros Membros Efetivos:

Jorge Luiz de Souza Cerqueira

Adilson Carvalho Panizza

Alane Fernandes Maciel